Workshop ensina desenvolvimento de projetos inovadores a gestores públicos

Terceira edição do maior evento brasileiro de cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba 2022 (SCECWB) deve reunir 10 mil pessoas de todo o mundo nos dias 24 e 25 de março, no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi), somando os públicos presencial e remoto. Nesta edição, o workshop “In Action”, no dia 24 de março, vai apresentar as melhores formas de desenvolver projetos inovadores para os municípios, voltado aos gestores públicos. O Smart City Expo Curitiba é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneiro no Brasil.

 

\"Nosso evento reúne os melhores especialistas em cidades inteligentes em dois dias de muito conhecimento. Pensando nisso, oferecemos um workshop exclusivo para gestores públicos conhecerem as diferentes soluções que podem implementar em seus municípios, e elaborar um pré-projeto personalizado de como implantá-las. Formato jurídico, fomento, especificações técnicas, equipe e demais passos chaves poderão ser detalhados conforme a realidade de cada município\", convida Juliana Palácios, curadora do Smart City Expo Curitiba.

 

O workshop “In Action” acontecerá no primeiro dia de congresso (24 de março), no período da tarde, e será dividido em dois momentos:

 

Das 13h30 às 15h: Caminhos para uma cidade mais inteligente: para poder realizar as escolhas adequadas é necessário conhecer os pontos chave de uma contratação pública;

 

- Das 15h às 16h30: Elaboração de pré-projetos: após compreender os pontos chaves da contratação pública de uma solução inovadora, será elaborado o pré-projeto de acordo com a realidade de cada município.

 

“Na primeira etapa, serão abordados pontos chave do processo de contratação de soluções inovadoras para cidades, como modelos de contratação pública ágil, fomento para projetos e visão e desafios na ótica dos órgãos reguladores. Já na segunda etapa, de elaboração de projetos, será desenvolvido o pré-projeto para cada municipalidade de acordo com os objetivos e prioridades escolhidas. Adicionalmente ao workshop, o município também tem acesso ao agendamento de um encontro virtual posterior ao evento, para que quando os gestores estejam de volta aos seus municípios e seguindo com as suas atividades, possam validar o que seguiram desenvolvendo e sanar as principais dúvidas que possam surgir”, explica a curadora.

 

Hub de networking

 

O SCECWB vai atuar novamente como um grande hub de conexão e networking entre gestores das iniciativas públicas, diretores e executivos de organizações privadas, investidores, empreendedores, pesquisadores, órgãos de fomento e sociedade civil. Com apoio da Prefeitura de Curitiba, da Agência Curitiba e do Vale do Pinhão, o evento conta com patrocínio de empresas como Mastercard, Indra, Sebrae Paraná, L8, Planet Smart City, Renault, BRDE e Geotab.


O Smart City Expo faz parte de uma rede mundial de eventos, originada pelo maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne anualmente em Barcelona mais de 25 mil participantes de 150 países. A Fira Barcelona é uma instituição internacional referência na organização de grandes eventos e que realiza anualmente o Smart City Expo World Congress e outras edições com a mesma temática ao redor do mundo, como Mérida (Espanha), Atlanta (EUA), Doha (Catar) e Shanghai (China).

 

O congresso do SCECWB22 terá cinco temáticas que dialogam com o tema “Society Leading the Urban Future” (O Futuro Urbano Liderado pela Sociedade, em livre tradução), com palestrantes de países como Itália, Portugal, Colômbia, Uruguai e Canadá:

 

·         Tecnologias Inteligentes para Cidades (Adriana Molano / Jorge Saraiva/ Fabro Steibel / Antonio Carvalho e Silva Neto)

·         Inovação e Negócios Disruptivos (Juan Sebástian González / Juan José Prada/ Edelvicio Souza/ Rhodrigo Deda)

·         Governança em uma Sociedade Inteligente (André Agra / Marcos de Oliveira)

·         Mobilidade Inteligente para o Futuro (Gil Peñalosa / Darío Hidalgo/ Denis Alcides)

·         Cidades Sustentáveis (Gil Peñalosa / Piero Pelizzaro / Rodrigo de Oliveira)

 

Protocolos de segurança


A adoção dos protocolos de saúde e segurança pelo local e pelos participantes visa a mitigar os riscos de exposição e contaminação pelo coronavírus, seguindo as orientações vigentes na semana do evento, em Curitiba. O uso de máscara é obrigatório em todo o evento, assim como manter o distanciamento e higienização das mãos.  É necessário apresentar o Certificado de Vacina na entrada do evento. Caso o participante tenha optado por não tomar a vacina, deve apresentar teste negativo para Covid-19 realizado no máximo 48 horas de antecedência ao evento.

 

SERVIÇO

Smart City Expo Curitiba 2022 – “Society Leading The Urban Future”

Data: Dias 24 e 25 de março de 2022

Local: Centro de eventos Positivo (Parque Barigui – Curitiba/PR)

Ingressos: https://smartcityexpocuritiba.com/

- Workshop de projetos: R$ 2.900 (em até 12x) - Participação no congresso SCECWB e no workshop de projetos “In Action”, no dia 24 de março.

Contato: Eduardo Marques – [email protected] - (41) 99161-3981

 

Sobre o iCities

O iCities – Smart Cities Solutions é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, promove novas concepções ao desenvolvimento urbano por meio da geração de projetos, conteúdo, conhecimento e networking. Conta com uma rede global de consultores especializados em projetos de desenvolvimento de Smart Cities, com amplitude de conhecimento, abrangendo as diversas áreas que compõe uma cidade inteligente. Dispõe também da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy, com curso EAD e programa de capacitação para profissionais em cidades inteligentes, e o iCities Solutions, que fomenta negócios e soluções em todo país.