Solução para gestão sustentável e eficiente de cidades inteligentes da Minsait é apresentada no Smart City Expo Curitiba 2022

A Minsait, empresa do grupo Indra, esteve no Smart City Expo Curitiba 2022 para apresentar o City Landscape Manager (CLM). A solução é um centro virtual de gestão inteligente capaz de gerir de forma integrada e em tempo real tanto os eventos planejados da cidade como os que não são, cruzar informações dos diferentes serviços e soluções e melhorar a tomada de decisões.

Criada para conectar o mundo físico e digital em cidades inteligentes, a proposta auxilia gestores públicos ao redor do mundo em ações que tragam benefícios para a população, gestão eficiente e sejam sustentáveis.

O diretor de Phygital da Minsait, Renan del Monte, explica o que são essas novas soluções e quais tecnologias são utilizadas em conjunto. \"O Phygital busca unir o mundo físico ao digital. São várias soluções que surgem a partir desta união e que utilizam a inteligência das coisas e análise de dados. O CLM é uma destas soluções e fomos ao Smart City Expo Curitiba exatamente por reunir o poder público e discussões sobre cidades inteligentes.\"

Entre os principais benefícios do uso do City Landscape Manager estão a redução de cerca de 45% da fatura energética de iluminação em edifícios públicos, diminuição acima de 35% do consumo de água para irrigação, graças ao cruzamento de dados com o serviço de meio ambiente e meteorologia, e a redução dos custos de coleta seletiva de resíduos em pelo menos 11%, graças à utilização de sensores que controlam o nível de preenchimentos de contêineres.

Del Monte falou também sobre a importância de eventos como o Smart City Expo para que novas ideias e propostas possam surgir e melhorar a vida das pessoas. \"A Minsait conseguiu se adequar rapidamente ao novo modelo exigido em função da pandemia. Temos trabalhado muito bem e crescemos neste período. Porém, o contato humano é fundamental para que tenhamos trocas de ideias e experiências. Eventos como o Smart City Expo oportunizam isso, pois recebem pessoas de todo o mundo e que estão na linha de frente no desenvolvimento de cidades inteligentes\", cita.

Visão 360º da cidade

A solução contempla três perfis na gestão municipal: gestor dos serviços ou áreas da cidade, prefeito e pessoas que vivenciam a cidade. O gestor ou operador monitora os indicadores dos diferentes serviços verticais da cidade e reúne os dados para atuar em tempo real ou planejar ações que garantam o adequado funcionamento da cidade e o bem-estar dos cidadãos (por exemplo, políticas de restrição da circulação de veículos a partir dos dados de mobilidade e meio ambiente e de criação de campanhas de uso de bicicletas a partir de dados históricos sobre o seu uso). A ferramenta também coleta, por meio das redes sociais, a percepção do cidadão como sensor sobre o que acontece na cidade.

O prefeito, por sua vez, pode acessar, a todo momento, a partir de qualquer dispositivo fixo ou móvel, a informação mais relevante sobre algo que está ocorrendo ou ocorreu na cidade com os dados associados ao histórico de interações (timeline) em redes sociais entre a prefeitura e o cidadão (por exemplo, pode ler um comentário no Twitter que fala positivamente de um serviço e visualizar gráficos sobre a percepção dos cidadãos em diferentes áreas), ao planejamento de recursos em cada área a à informação de contexto sobre eventos aos quais prevê manter. Outras importantes contribuições são os indicadores de gestão, que mostram a todo momento o nível de conformidade em relação aos objetivos estabelecidos (como redução de emissões ou acidentes de trânsito) e que podem ser comparados com os de outras cidades por meio de técnicas de benchmarking.

Por fim, a solução coloca à disposição do cidadão um site que permite ter ao alcance de suas mãos e com suficiente antecedência toda a informação prática da cidade (incidências, meio ambiente, tráfego, eventos). Inclui também indicadores da cidade, além de uma ferramenta de comunicação bidirecional que permite reportar incidências e receber avisos por parte da prefeitura sobre sua resolução (por exemplo, um poço em uma rua ou uma falha em um sistema de coleta de lixo). Todos os procedimentos estão ligados a um CRM Cidadão que facilita o monitoramento das interações e avalia o grau de satisfação dos cidadãos por meio das capacidades analíticas.

Smart City Expo Curitiba 2022 bate recorde de público

Cerca de 10,2 mil pessoas de 30 nacionalidades, 50 empresas, organizações e prefeituras de todo o Brasil, 95 palestrantes de dez países. Os números da terceira edição do Smart City Expo Curitiba, que terminou nesta sexta (25) no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi), impressionam e consolidam a capital paranaense no panorama global de cidades inteligentes. A análise é de Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona, que chancela o evento pelo globo. “É uma satisfação poder voltar a Curitiba com um evento presencial, marcando o início da agenda anual do Smart City Expo pelo mundo. A pandemia nos mostrou que não há nada como eventos presenciais na geração de negócios, acordos e investimentos. E os eventos agora estão se mostrando mais exitosos, com as pessoas ansiosas para se reencontrarem pessoalmente. Curitiba foi um grande exemplo nesses dois dias. O evento mobiliza muito as pessoas e faz com que as cidades desejem sediá-lo. Já recebemos muitas propostas de cidades brasileiras, mas seguiremos em Curitiba”, disse Zapatero.

O evento é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneiro no Brasil, sediado em Curitiba. “É uma satisfação para o iCities fomentar pela terceira vez esse ambiente de networking em inovação entre o poder público, a iniciativa privada e a academia, que é o Smart City Expo Curitiba. Mesmo diante da pausa forçada de dois anos pela pandemia, as edições crescem tanto em qualidade do conteúdo apresentado no congresso e nos estandes da feira de exposição, quanto em quantidade de engajamento e público, presencial e remoto. É uma missão que a nossa empresa, nascida em Curitiba há 11 anos, vem desenvolvendo com entusiasmo pelo Brasil enquanto hub de negócios e projetos”, celebra Beto Marcelino, sócio-fundador e diretor de relações governamentais do iCities.

Com entrada gratuita e arrecadação de alimentos para entidades beneficentes, a área de exposição reuniu 50 estandes de empresas e organizações que desenvolvem soluções inteligentes para melhorar a vida no planeta. Com apoio da Prefeitura de Curitiba, Agência Curitiba, Vale do Pinhão, Copel, Sanepar, BRDE e Compagas, o evento foi patrocinado por empresas como ABDI, Indra/Minsait, Mastercard, Sebrae Paraná, Renault, Enel X, Planet Smart City e Geotab.