Plataforma AMA apresenta soluções ambientais na Smart City Expo 2022

A Smart Citizen, desenvolvedora da Plataforma AMA, apresentará suas soluções ambientais na Smart City Expo Curitiba. O evento acontece na próxima quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de março, no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi).

Além do espaço interativo na área de exposição, quem desejar conhecer a Zeladoria Ambiental Digital e a Rede Social AMA poderá acompanhar na sexta-feira (25), às 13h15, o painel “Vivendo em uma cidade inteligente: um salto no futuro” com Marcelo Crivano, CEO da Smart Citizen. Para participar visite https://bit.ly/37QhoE7 

O idealizador da Plataforma AMA é um dos speakers convidados e apresentará a solução que usa a tecnologia de redes sociais e influenciadores locais em microrregiões urbanas, conectando e remunerando vizinhos para que colaborem e participem de programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana, logística reversa, fazendas urbanas, compostagem, entre outras boas práticas sustentáveis.

Marcelo Crivano é empreendedor ambiental com mais de 15 anos de experiência em saneamento urbano. Estudou Física pela UFPR e Direito na Faculdade de Direito de Curitiba. Tem especialização em IoT e Blockchain na Sloan School of Management do MIT, e em Fintech em Harvard.

Rede social ambiental com reconhecimento mundial

Há 6 anos, a ONU estabeleceu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O plano determina que até 2030 a sociedade global consiga erradicar a pobreza, proteger o planeta e o clima com ações ambientais e melhorar a vida e as perspectivas das pessoas.

A Plataforma AMA funciona como uma rede social ambiental que atua na implementação da Agenda 2030 em nível local, o AMA cumpre papel fundamental na municipalização das ODS por meio de tarefas, pesquisas e ações ambientais remuneradas voltadas à população.  A iniciativa é finalista do desafio global Climate Smart Cities Challenge, uma competição de inovação aberta para identificar soluções inteligentes para reduzir o impacto climático de Bogotá, Colômbia; Bristol, Reino Unido; Curitiba, Brasil; e Makindye Ssabagabo, Uganda. 

O app Agentes do Meio Ambiente está entre as soluções escolhidas pela UN-Habitat (ONU) e a Agência de Inovação da Suécia (Viable Cities) para levar sua tecnologia inovadora para o desafio em Curitiba, no projeto de zero emissão de CO2 e de promoção do desenvolvimento socioambiental.

Nove finalistas participam do processo que culminará com o suporte para a capital do Paraná desenvolver um modelo de redução de gases do efeito estufa com foco na sustentabilidade energética, gestão de resíduos e mobilidade limpa e de baixo custo nas áreas definidas na proposta que habilitou Curitiba participar do Climate Smart Cities Challenge.

Zeladoria Digital Urbana

Nesta versão, a Plataforma AMA engaja a população para atuar na limpeza e preservação do próprio bairro. O morador é um zelador ambiental remunerado e um multiplicador de boas práticas ambientais. Por meio de um aplicativo no celular do próprio Zelador orienta a execução e registra suas tarefas. O histórico das atividades fica salvo em um sistema, ao qual a Prefeitura tem acesso. A tecnologia permite medir a efetividade dos resultados, gerar dados relevantes e acompanhar remotamente o desempenho de cada Zelador. Consegue também medir a percepção da população em relação aos serviços públicos e de governança nas cidades.

Ao realizar as tarefas previstas pela plataforma, os participantes são remunerados por suas atividades executadas. Os zeladores realizam ações rotineiras como varrer calçadas, vias públicas, monitorar descarte irregular de lixo, bueiros entupidos, além de multiplicar boas práticas ambientais entre moradores.

Para comprovar as atividades, a ferramenta monitora e orienta as ações realizadas pelos participantes. Com a ajuda do GPS, cada percurso é registrado com fotos e tags que indicam as tarefas realizadas. Além da fiscalização via GPS e fotos, o serviço prestado é constantemente avaliado pelos próprios moradores da área.

Serviço:

Smart City Expo Curitiba

Dias 24 e 25 de março no Expo Barigui

A programação completa e ingressos em smartcityexpocuritiba.com

Saiba mais sobre a Plataforma AMA em www.cidadeama.com.br