Patrocinador: ABDI participa do SCECWB 2022

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participa da terceira edição do maior evento brasileiro de cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba 2022 (SCECWB) com soluções inovadoras em Cidades Inteligentes. Um ambiente sandbox será montado dentro do evento, levando ao público presente as tecnologias que estão sendo testadas pelos vários parceiros da ABDI em todo o Brasil. Nos dois dias de evento, a Agência realizará workshops e participará de palestras relacionadas aos temas Cidades Inteligentes e Conectividade 5G. 

A Agência atua para a difusão de soluções inovadoras, com vistas à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos em áreas como segurança, mobilidade urbana e gestão pública, por exemplo, além de estimular a geração de novos negócios tanto nas cidades quanto nas empresas. No local do evento, a ABDI irá instalar câmeras de reconhecimento facial, semáforos e luminárias inteligentes, e luminárias 5G; além de uma Central de Controle de Operações (CCO) que será montada em formato vídeo wall no stand. 

No primeiro dia do Smart City Expo Curitiba 2022, (24/3) a ABDI participará da Sessão “Como podemos tornar as promessas de Cidades Inteligentes tangíveis para os cidadãos e suas expectativas?”, na Plenária Principal (12:15 - 13:30). Será uma oportunidade para compartilhar orientações práticas sobre como tornar o conceito de Cidade Inteligente significativo para os cidadãos em sua vida cotidiana. No segundo dia (25/4), será debatido o tema “Qualidade de vida impulsionada por cidades sustentáveis e resilientes”, na Sessão Paralela (14:15 – 15:15) que irá trazer o panorama dos desafios de sustentabilidade que as cidades irão enfrentar nos próximos anos, desde mudanças climáticas até econômica circular. 

Também ocorre no segundo dia do evento, às 10h15, um workshop voltado para gestores e representantes dos municípios interessados no programa Conecta 5G da ABDI, que prevê a instalação de luminárias públicas inteligentes com antena 5G integrada em cidades brasileiras. Uma solução que inicialmente deverá ser levada a 12 localidades, uma delas Curitiba. A ABDI fará na ocasião a entrega simbólica das luminárias de 5G para a cidade, dando início ao programa na capital paranaense.   

A ABDI fórmula e executa ações que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo nacional. Sua missão é estimular a transformação digital dos negócios, com vistas ao aumento da produtividade, competitividade e lucratividade do setor produtivo nacional.   Construindo novas bases para a disseminação da quinta geração móvel, apontadas como uma infraestrutura com potencial de revolução, tanto para cidades quanto para a digitalização de empresas.   

Conheça os programas da ABDI: 

Cidades inteligentes

O programa Cidades Inteligentes da ABDI está presente de Norte a Sul do país. Luminárias inteligentes, câmeras de videomonitoramento, softwares de reconhecimento facial e de placas e semáforos com utilização de Inteligência Artificial (IA) são algumas das tecnologias que, por meio das ações da ABDI, estão disponíveis em dez cidades brasileiras. A Agência também implantou e estimulou a difusão do modelo de sandbox em cidades, ao criar áreas livres de regulamentação para experimentação desses recursos em ambiente real e urbano. 

Conecta 5G

Por meio do projeto Conecta 5G, a ABDI atua, ainda, na difusão de iniciativas que ofereçam maior conectividade aos municípios brasileiros. O programa prevê a instalação de luminárias públicas inteligentes com antena 5G integrada, uma solução que deverá ser levada inicialmente a 12 localidades, construindo novas bases para a disseminação da quinta geração móvel, apontadas como uma infraestrutura com potencial de revolução, tanto para cidades quanto para a digitalização de empresas. 

Economia Circular 

Para a ABDI, a adoção da economia circular (EC) é novo paradigma para o processo de produção e de consumo. As ações da agência neste segmento buscam fomentar o desenvolvimento de um modelo de gestão de resíduos sólidos urbanos para os municípios sustentáveis, aperfeiçoando iniciativas que já estão em funcionamento e difundindo as melhores práticas para todo o país. Assim, é possível promover a redução dos resíduos descartados nas cidades, além do desenvolvimento de novas tecnologias de coleta e processamento de resíduos. 

Serviço:

1º Dia (24/3)

Sessão: Como podemos tornar as promessas de Cidades Inteligentes tangíveis para os cidadãos e suas expectativas?

Horário:  12:15 - 13:30 (24/03/2022)

Local: Plenária Principal

Esta sessão pretende compartilhar orientações práticas sobre como tornar o conceito de Cidade Inteligente significativo para os cidadãos em sua vida cotidiana. As Cidades Inteligentes querem tornar-se um novo modelo de planejamento urbano o que pode corresponder a grandes investimentos, obras de infraestrutura e visões complexas, algumas vezes até de forma mandatória pela gestão pública, com uma abordagem que pode afastar os cidadãos das transformações que as Cidades Inteligentes trazem. Encontrar maneiras de comunicar melhor o que este novo modelo implica, como as pessoas podem se envolver de forma participativa e quais melhorias tangíveis eles trarão é um ponto crucial para garantir o sucesso dos esforços da Cidade Inteligente.

2º Dia (25/3) 

Sessão: Qualidade de vida impulsionada por cidades sustentáveis e resilientes

Horário: 14:15 - 15:15 (25/03/2022)

Local: Plenária Azul 

Essa sessão irá apresentar um panorama dos desafios cruciais de sustentabilidade que as cidades irão enfrentar nos próximos anos e como elas podem estar na vanguarda. Antecipando esse futuro, as cidades precisarão de autoridades locais corajosas e comprometidas que busquem fazer a mudança, e uma sociedade informada, organizada e mobilizada. Desde mudanças climáticas até economia circular, de planejamento urbano verde até mobilidade sustentável, esta sessão oferecerá exemplos práticos de soluções que visam cidades mais sustentáveis.

 

Sobre o iCities

O iCities – Smart Cities Solutions é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, promove novas concepções ao desenvolvimento urbano por meio da geração de projetos, conteúdo, conhecimento e networking. Conta com uma rede global de consultores especializados em projetos de desenvolvimento de Smart Cities, com amplitude de conhecimento, abrangendo as diversas áreas que compõe uma cidade inteligente. Dispõe também da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy, com curso EAD e programa de capacitação para profissionais em cidades inteligentes, e o iCities Solutions, que fomenta negócios e soluções em todo país.