IPM Sistemas fará demonstração de software em nuvem para gestão pública

A IPM Sistemas, especializada no desenvolvimento de softwares em nuvem para gestão pública municipal, estará presente no Smart City Expo Curitiba 2022 (SCECWB). A empresa vai demonstrar na prática como funciona o sistema cloud dentro de prefeituras e outras entidades municipais. O uso de plataformas inteligentes consegue automatizar o trabalho, permitindo que siga fluxos pré-definidos (workflow). Os processos digitais passam a ser menos burocráticos, sem a necessidade de impressões. Além disso, o cidadão passa a ter tudo que precisa na palma da mão, via site ou aplicativo. 

O uso de smartphones para acessar serviços públicos é uma tendência. Segundo levantamento feito pela própria IPM, que atende municípios do Sul do País, de São Paulo e de Minas Gerais, o número de solicitações de serviços via app para prefeituras aumentou mais de 1200% quando comparado o primeiro bimestre de 2020, pouco antes do início da pandemia de Covid-19 no Brasil, com o mesmo período de 2022. Ou seja, nos últimos dois anos o crescimento do uso de app para acessar serviços públicos foi de 13 vezes.

“A pandemia acelerou um processo que já vinha ocorrendo. A digitalização do serviço público é um caminho sem volta. Cada vez mais a população usa a internet para resolver problemas - e o crescimento do uso do celular é ainda mais expressivo. Vários municípios já entenderam essa mudança de hábitos e estão se adaptando aos sistemas de gestão 100% em nuvem”, diz Juliano Saito Carneiro, coordenador de marketing da IPM Sistemas. Em 2021 a empresa, que atua no Sul e Sudeste do País, cresceu 30%. Nos primeiros meses de 2022 já foram assinados contratos com mais de 30 entidades. 

Sobre a IPM Sistemas

A IPM Sistemas é uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares para gestão pública municipal, com 25 anos de mercado, tendo mais de 550 clientes e aproximadamente 600 colaboradores. Pioneira e líder no segmento com solução 100% em nuvem, conta com sede em Florianópolis (SC) e um Centro de Tecnologia em Rio do Sul (SC). Atende prefeituras, câmaras de vereadores e outras autarquias dos três estados do sul, além de São Paulo e Minas Gerais. 

Sobre o iCities 

O iCities – Smart Cities Solutions é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, promove novas concepções ao desenvolvimento urbano por meio da geração de projetos, conteúdo, conhecimento e networking. Conta com uma rede global de consultores especializados em projetos de desenvolvimento de Smart Cities, com amplitude de conhecimento, abrangendo as diversas áreas que compõe uma cidade inteligente. Dispõe também da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy, com curso EAD e programa de capacitação para profissionais em cidades inteligentes, e o iCities Solutions, que fomenta negócios e soluções em todo país.

Ana Luíza Pedroso / Jornalista
[email protected]