Inovação com preocupação socioambiental tem destaque na abertura do Smart City Expo Curitiba 2022

O Smart City Expo Curitiba 2022 começou nesta quinta-feira (24) e abordou a inovação como propulsora de cidades inteligentes. Porém um detalhe foi unanimidade entre os representantes das iniciativas pública e privada, na cerimônia de abertura: a preocupação socioambiental como vocação das cidades inteligentes. A pandemia esteve na fala de todas as autoridades, assim como a urgência de projetos e ideias para  resolver problemas que se tornaram ainda mais evidentes durante a crise sanitária dos últimos dois anos.

 O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, abriram o evento, ao lado de Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona International, e de Pilar Conesa, curadora da Smart City Expo World Congress. A abertura contou com aproximadamente mil pessoas presencialmente e também remotamente.

 Ao saudar o público que participa do Smart City nesta quinta e sexta-feiras, Beto Marcelino, sócio-fundador do iCities, empresa curitibana que promove o evento com chancela da Fira Barcelona, falou sobre os desafios trazidos pela pandemia e o papel das cidades em momentos de crise. “Foram mais de 900 dias desde julho de 2019 quando estivemos aqui pela última vez. De lá para cá tivemos muitos desafios com a pandemia e diversos problemas sociais ficaram ainda mais evidentes. Por isso é tão importante que novos projetos e ideias foquem em desenvolver cidades mais resilientes e preparadas para evitarmos perdas de vidas em momentos de crises como a que enfrentamos.” 

Beto Marcelino, sócio-fundador do iCities

 Para Marcelino, Curitiba e Paraná estão à frente quando falamos em cidades inteligentes e equitativas. “No final do ano passado estivemos em Barcelona com uma comitiva de 150 brasileiros para o Smart City que completou dez anos desde a sua primeira edição por lá. Fomos a segunda maior comitiva do evento e só não tivemos uma comitiva maior que a de Israel, que é uma referência mundial em cidades inteligentes”, cita.

 A curadora do Smart City Expo World Congress, Pilar Conesa, falou sobre a oportunidade que temos de transformar tudo de negativo que tivemos com a pandemia em soluções que resolvam os problemas sociais que se agravaram neste período. “Enfrentamos mundialmente desafios como moradias, espaços públicos, gestão de água, mobilidade, saúde e sustentabilidade. Precisamos dar uma resposta a todos os desafios existentes para termos cidades mais inteligentes, sustentáveis, equitativas e inclusivas.” E completou: “Vivemos uma emergência climática que é um desafio mundial e impacta a todas as pessoas. Precisamos lidar urgentemente e pensar em matrizes energéticas sustentáveis.”

A curadora do Smart City Expo World Congress, Pilar Conesa

 O CEO da Fira Barcelona International, Ricard Zapatero, citou que momentos de crise como a pandemia nos lembram sobre o quanto é importante realizarmos investimentos em cidades inteligentes e equitativas. “É quando enfrentamos situações como uma pandemia que podemos ver que ideias e projetos que nasceram em eventos como o Smart City foram úteis. São iniciativas e soluções que ajudam a minimizar ou resolver alguns problemas. É então que percebemos na prática que investir nestas ideias é urgente”, diz.

 O CEO da Fira Barcelona International, Ricard Zapatero

 Já o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, iniciou a sua fala falando sobre a importância da tecnologia durante a pandemia para a vacinação da população. “A inovação tecnológica permitiu que Curitiba estabelecesse um protocolo de atendimentos por telefone e teleconsultas durante a pandemia. O Robô Laura, uma ideia nascida em Curitiba e que ganhou visibilidade nacional aqui no Smart City Curitiba, passou a atender na cabeceira dos atendentes. A inovação só vale se for um processo social.”

Rafael Greca, prefeito de Curitiba

 O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior., falou sobre a vocação do Estado para a inovação sustentável. “O Paraná foi escolhido no final do ano passado como uma referência para o mundo em sustentabilidade pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Junto a uma província japonesa, somos uma das referências sobre o tema na Agenda 2030”, cita. 

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.

 Ratinho ainda falou sobre a necessidade de inovação no setor público. “O mundo mudou e a área pública não acompanhou essa transformação. Precisamos que a tecnologia esteja dentro da esfera pública e sendo bem utilizada para as pessoas. É necessário um olhar inovador, responsável e com vocação socioambiental”, finaliza.

 Frente parlamentar para o desenvolvimento de cidades inteligentes

 Um dos pontos altos da agenda de eventos do Smart City Expo Curitiba 2022 nesta quinta-feira, 24, será às 15h30, com o lançamento da Frente Parlamentar do Congresso Nacional para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes, a FP Smart Cities. 

 A iniciativa foi do deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), vice-presidente da Câmara Federal e do Congresso Nacional. Ele também será o presidente da FP Smart Cities, cujos trabalhos serão desenvolvidos com o apoio do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina), entidade da sociedade civil organizada que assume a secretaria executiva.

 O ato de lançamento será no Espaço Ágora, dentro do Expo Barigui, com a participação remota do deputado Marcelo Ramos, e a presença do deputado federal Evair de Melo e do senador Izalci Lucas, vice-presidentes da frente para a Câmara e o Senado. Também estarão no evento o presidente do Ibrachina e Ibrawork, Thomas Law, secretário executivo da frente.

 Maior evento brasileiro de cidades inteligentes 

 Maior evento brasileiro de cidades inteligentes, a 3ª edição do Smart City Expo Curitiba 2022 reúne 10 mil pessoas de 30 nacionalidades nos dias 24 e 25 de março, no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui), somando público presencial e remoto. 

 O congresso internacional conta com 95 palestrantes de 10 países e a feira reúne 50 empresas que expõem soluções inteligentes para problemas urbanos. O evento é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneiro no Brasil. 

 Com entrada gratuita, a área de exposição tem 50 estandes de empresas e organizações que desenvolvem soluções inteligentes para melhorar a vida no planeta. Com apoio da Prefeitura de Curitiba, Agência Curitiba, Vale do Pinhão, Copel, Sanepar, BRDE e Compagás, o evento conta com patrocínio de empresas como ABDI, Indra/Minsait, Mastercard, Sebrae Paraná, Renault, L8, Planet Smart City e Geotab.

 SERVIÇO:

Smart City Expo Curitiba 2022 – “Society Leading The Urban Future”

Data: Dias 24 e 25 de março de 2022

Local: Centro de eventos Positivo (Parque Barigui – Curitiba/PR)

Ingressos: https://smartcityexpocuritiba.com/