Frente Nacional de Prefeitos promove Reunião Geral em Curitiba

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) vai instituir a Comissão Permanente de Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres durante a 82ª Reunião Geral da entidade, promovida em Curitiba no dia 24 de março, no Salão de Atos do Parque Barigui. A iniciativa é um dos encaminhamentos do acordo de cooperação celebrado entre a FNP e o município de Petrópolis (RJ), para apoiar a cidade fluminense no enfrentamento aos desafios causados pelas fortes chuvas de fevereiro de 2022. Entre os objetivos da comissão estão o acompanhamento permanente da pauta de desastres e a construção de subsídios para a promoção de alternativas, programas e políticas de assistência e enfrentamentos dessa agenda junto aos municípios. 

Nesta edição, a 82ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) ocorrerá em paralelo à terceira edição do Smart City Expo Curitiba, realizado no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi), na capital paranaense. Organizado desde 2018 pelo iCities - Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneiro no Brasil – o evento deve reunir 10 mil pessoas de todo o mundo nos dias 24 e 25 de março, somando os públicos presencial e remoto. 

Entre os convidados para o evento da FNP, estão Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados; Rodrigo Pacheco (PSD-RO), presidente do Senado; Flávia Arruda (DEM-DF), ministra-chefe da Secretaria de Governo; e Rogério Marinho (PL-RN), ministro do Desenvolvimento Regional. 

A Reunião Geral será realizada das 8h30 às 18h. Além da posse da Comissão, o financiamento do transporte público urbano é um dos assuntos que estará na pauta da plenária dos prefeitos. Com apoio da FNP, o PL 4392/2021, aprovado no Senado, institui o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (PNAMI), que garante o custeio, por parte do governo federal, da gratuidade oferecida por lei aos idosos acima de 65 anos. A matéria aguarda apreciação de requerimento de urgência pelo plenário da Câmara dos Deputados. 

A PEC 13/2021, que trata da aplicação do mínimo constitucional no ensino, também estará em discussão. Em função da pandemia, a proposta estende, em caráter excepcional, a aplicação até 2023 dos recursos eventualmente não executados em 2020 e 2021. No final de fevereiro, foi instalada na Câmara dos Deputados a comissão especial para apreciar a matéria. A reforma Tributária (PEC 110/2019) e a proposta que proíbe a União instituir despesas sem indicação de fonte de receita (PEC 122/2015) também estão na agenda, que inclui ainda informes institucionais e a posse da presidência do Consórcio Conectar. Mais informações sobre a 82ª Reunião Geral em https://fnp.org.br. 

Sobre o Smart City Expo Curitiba 

O Smart City Expo Curitiba é a edição brasileira da maior rede mundial de eventos relacionado ao tema de cidades inteligentes, originada pelo mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, chancelado pela FIRA Barcelona. Para participar, inscreva-se em www.smartcityexpocuritiba.com/.  Prefeitas e prefeitos de municípios filiados à FNP têm direito a duas isenções na inscrição. 

O SCECWB vai atuar novamente como um grande hub de conexão e networking entre gestores das iniciativas públicas, diretores e executivos de organizações privadas, investidores, empreendedores, pesquisadores, órgãos de fomento e sociedade civil. Com apoio da Prefeitura de Curitiba, da Agência Curitiba e do Vale do Pinhão, o evento conta com patrocínio de empresas como Mastercard, Indra, Sebrae Paraná, L8, Planet Smart City, BRDE e Geotab. 

A adoção dos protocolos de saúde e segurança pelo local e pelos participantes visa a mitigar os riscos de exposição e contaminação pelo coronavírus, seguindo as orientações vigentes na semana do evento, em Curitiba. O uso de máscara é obrigatório em todo o evento, assim como manter o distanciamento e higienização das mãos.  

SERVIÇO

Smart City Expo Curitiba 2022 – “Society Leading The Urban Future”

Data: Dias 24 e 25 de março de 2022

Local: Centro de eventos Positivo (Parque Barigui – Curitiba/PR)

Ingressos: https://smartcityexpocuritiba.com/