Exposição: Mundo Adaptado leva experiências sensoriais e de inclusão para o SCECWB

O maior evento do país sobre cidades inteligentes reúne centenas de especialistas nacionais e estrangeiros para compartilhar conhecimentos e ideias inovadoras para desenvolver metrópoles mais organizadas, eficientes e sustentáveis e ao mesmo tempo aumentar a qualidade de vida de seus habitantes.

E nessa atmosfera de inovação a MUNDO ADAPTADO recebeu da organização do evento, um grande convite e missão: proporcionar experiências ao público para despertar a consciência sobre acessibilidade, mobilidade e inclusão de pessoas com deficiências nos espaços públicos e privados.

“Para nós é um privilégio participar da Feira de Inovação e do Smart City Expo 2022. Vamos com a missão de plantar uma sementinha em todos que participarem das experiências, para perceberem os desafios das pessoas com deficiências e, ao mesmo tempo, vamos apresentar soluções aliadas a tecnologia para o desenvolvimento de um Mundo mais acessível e inclusivo. Não há sociedade desenvolvida sem diversidade, equidade e respeito aos direitos de todos. Isso inclui o direito de ir e vir de forma autônoma e segura”, destaca Carla Delponte, CEO da Startup.

Falta de informação para pessoas cegas ou com baixa visão, uma porta estreita, uma entrada com escada e sem rampa, elevadores ou atendentes que não entendem Libras (língua Brasileira de Sinais), crianças que usam cadeira de rodas sem espaço para brincar. Todas essas situações, e muitas outras, ferem alguns direitos universais das pessoas e que são sua autonomia, integração e direito ir e vir. Qual é o papel das empresas e da sociedade na garantia de direitos de pessoas com deficiência (PCDs) e mobilidade reduzida?

Diante dessa indagação e cientes de seu papel de mobilizadora de transformações e melhoria na qualidade de vida das PCDs, a Mundo Adaptado convidou cinco parceiros de impacto para oferecer experiências aos participantes destes dois grandes eventos realizados na cidade de Curitiba e juntos, criamos o projeto INCLUSIVE SMART. As Startups estarão proporcionando as experiências ao lado de fora do pavilhão com as bikes, na área interna dentro do espaço do Vale do Pinhão e também na área externa (parte de traz do pavilhão) com o parquinho inclusivo.

O projeto Inclusive Smart chega para demonstrar a união de empresas que desejam contribuir com a sociedade, através de 3 pilares:

  1. Relacionamentos inspiradores: Empresas em busca do mesmo ideal;
  2. Espírito inovador: Somos empreendedores e buscamos o eterno crescimento profissional e pessoal;
  3. Trabalhamos por uma causa, sem ela não existiríamos.

Conheça em primeira mão quem são as Startups e quais experiências você vai poder experimentar na FEIRA DE INOVAÇÃO e no SMART CITY EXPO!

BRODER

A Broder oferece auxílio para idosos e pessoas com deficiência em atividades externas do dia a dia, bem como passeios de bike tandem (para duas pessoas), na área externa do evento. Para os visitantes, realizaremos um passeio pelo Parque Barigui para pessoas com e sem deficiência visual.

FUSION INTEGRATE

Experiência sem som Planejamento empresarial para pequenos empresários do turismo se prepararem para novos consumidores e um futuro mais tecnológico. Os visitantes terão a oportunidade de vivenciarem a ausência de sons, para entender um pouco como pessoas surdas ou com deficiência auditiva se inserem num contexto de cidade inteligente.

MAIS AUTONOMIA

O público irá experimentar através do dispositivo de tecnologia assistiva vestível para pessoas com deficiência visual ou com dificuldade de leitura que permite a crianças, adultos e idosos a lerem textos impressos ou digitais, de perto ou de longe, em três línguas: Português, inglês ou espanhol em diversas velocidades.

MUNDO ADAPTADO

Os visitantes terão a possibilidade de conhecer e experimentar o parquinho inclusivo, brinquedos que permitem que crianças com deficiência e que fazem o uso de cadeira de rodas também possam brincar em parques, praças, condomínios.

RIOLE

A Indústria Riole apresenta o ProAccess, um sistema que permite que pessoas com deficiência visual e auditiva possam assistir qualquer sessão de cinema ou espetáculo sem interferir no entretenimento do público em geral. Outro produto de acessibilidade da Riole, o Sistema Sound Access permite que usuários de aparelhos auditivos se comuniquem com facilidade nos balcões de recepção, caixas, bilheterias, entre outros locais.

VEEVER

Os visitantes irão experimentar como gerar acessibilidade a pessoas com deficiência visual e com baixa visão através um aplicativo para smartphones, os usuários recebem orientações, direcionamentos e descrições via áudio sobre os espaços ao seu redor, tudo isso por meio da instalação de dispositivos Bluetooth mapeando a infraestrutura do evento.

A HISTÓRIA DA MUNDO ADAPTADO 

A história da Mundo Adaptado começou em 2012, quando a Administradora Carla Delponte teve sua vida transformada no início da gravidez ao receber o diagnóstico de Incompetência Istmo Cervical, precisando ser internada às pressas, em posição de trendelemburg (variação do decúbito dorsal, em rampa). Sem poder levantar da cama em nenhuma hipótese e em meio a uma mudança de rotina, após 40 dias internada ela teve o parto antecipado em decorrência de uma sepse. Seu filho Leonardo acabou nascendo antes do tempo, prematuro extremo de 25 semanas (5 meses e 15 dias) teve hipóxia neonatal grave no parto, evoluindo para parada cardio-respiratória e posteriormente hemorragia intracraniana, ou seja, a paralisia cerebral severa com epilepsia de difícil controle. Foram os dias mais difíceis de sua vida mas, mesmo com 1% de chance de sobrevivência segundo os médicos, Carla e o esposo Renato acreditaram que Léo sobreviveria. E como um milagre o Leãozinho sobreviveu. (Leãozinho: apelido que Leonardo ficou conhecido na UTI devido o significado do seu nome, \\\\\\\"Forte como um Leão\\\\\\\"). Léo ficou 3 meses entre a vida e a morte e 5 meses internado em UTI Neonatal. Em casa as dificuldades continuavam, cilindros de oxigênio, recorrências hospitalares, falta de informações e a dificuldade em sair eram frequentes.

A Mundo Adaptado é uma Startup curitibana, fundada em 2016 com forte impacto social que através de uma plataforma de informações e um marketplace, favorece a conexão e união de pessoas com deficiências, familiares e especialistas, gerando conhecimento, troca de experiências e apoio mútuo. Um HUB de soluções que tornou-se referência ao construir uma comunidade com curadoria de ponta, que colabora, une e compartilha vivências e informações relevantes para pais de bebês prematuros, crianças e adultos com deficiência.

Acreditamos que a democratização de informações pode mudar o cenário socioeconômico das famílias das pessoas com deficiências e melhorar assim a qualidade de vida e a inclusão.

Informações: Carla Delponte - (41) 99927-5171