Dada a largada para o maior evento brasileiro de cidades inteligentes

Foi dada a largada para a terceira edição do maior evento brasileiro de cidades inteligentes, que deve reunir 15 mil pessoas de todo o mundo. O Smart City Expo Curitiba estará de volta nos dias 24 e 25 de março de 2022, com a cerimônia de lançamento realizada nesta semana, em evento para convidados. Com o tema “New cities for new humans” (novas cidades para novos seres humanos), o evento é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes, chancelado pela Fira Barcelona – com apoio da Prefeitura de Curitiba, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Vale do Pinhão. 

O Smart City Expo faz parte de uma rede mundial de eventos, originada pelo maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países e foi realizado em Barcelona entre os dias 15 e 19 de novembro.  

Melhor capital para se viver 

Os diretores do iCities foram para Barcelona liderando a quarta comitiva brasileira ao evento, ao lado do Global Business e da La Salle Technova. A Comitiva para Barcelona já levou brasileiros a mais de 60 visitas e reuniões exclusivas, com integrantes que reúnem de prefeitos a empresários e técnicos interessados no tema. A comitiva de brasileiros conta com mais de 60 inscritos, número recorde, e vai testemunhar a mais nova premiação internacional a que Curitiba concorre, ao lado de smart cities de todo o mundo. 

Sede do Smart City Expo no Brasil, Curitiba é ranqueada entre as três cidades mais inteligentes do país desde 2018. Além disso, foi eleita a melhor capital do país para se viver, de acordo com o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM), e é a única cidade brasileira a integrar a lista Smart21 Intelligent Communities de 2020, realizada pelo Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF).  

A temática do evento de 2022 chama a atenção para o novo modo de viver que emergiu após a pandemia, e vai explorar os desafios que as cidades devem vencer para melhorar a vida de seus moradores. “As conexões nunca foram tão importantes, tanto as interpessoais quanto as tecnológicas e as do plano pessoal, do indivíduo consigo mesmo. Mas agora elas se expandem e se voltam para a cidade, principal palco da vida em sociedade. É por isso que as cidades inteligentes se destacam como referências da retomada econômica e busca pela qualidade de vida, ao utilizar com eficiência os recursos tecnológicos, a criatividade e o planejamento urbano e social”, diz Beto Marcelino, sócio fundador e diretor de relações governamentais do iCities. 

Na edição de 2019 (última presencial antes da pandemia da Covid-19), o Smart City Expo Curitiba reuniu 7 mil pessoas no Expo Barigüi. A expectativa de público para 2022 é de 15 mil pessoas, somando o público presente e o que deve acompanhar a programação digital.  

“O Parque Barigüi foi escolhido mais uma vez como local para o Smart City Expo Curitiba por unir belezas naturais e incentivo à sustentabilidade, com duas fontes de energia renováveis que abastecem suas dependências: uma usina fotovoltaica e uma miniusina hidrelétrica”, destaca Marcelino, antecipando que o Parque Jaime Lerner – que reúne a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski e será inaugurado em 2022 – terá uma programação especial durante o evento. 

Smart City Expo Curitiba 2022 – New cities for new humans

Data: Dias 24 e 25 de março de 2022

Local: Expo Barigui (Parque Barigui – Curitiba)

Informações: https://www.smartcityexpocuritiba.com/ 

Instagram / Facebook 

Sobre o iCities 

O iCities – Smart Cities Solutions é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, promove novas concepções ao desenvolvimento urbano por meio da geração de projetos, conteúdo, conhecimento e networking. Conta com uma rede global de consultores especializados em projetos de desenvolvimento de Smart Cities, com amplitude de conhecimento, abrangendo as diversas áreas que compõe uma cidade inteligente. Dispõe também da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy, com curso EAD e programa de capacitação para profissionais em cidades inteligentes, e o iCities Solutions, que fomenta negócios e soluções em todo país.