CONGRESSO: Smart cities devem ser para todos os cidadãos

Dentro da temática de Inovação e Negócios Disruptivos, o painel \"Como as autoridades locais podem liderar os caminhos da Transformação Digital dos Serviços Públicos\" recebeu o especialista colombiano Juan Sebastián Gonzaléz Flórez, secretário de Inovação Digital da Prefeitura de Medellín, em painel na área de congresso do primeiro dia do Smart City Expo Curitiba 2022.

Considerada a cidade mais violenta do mundo nos anos 1990, devido aos conflitos do narcotráfico, Medellín tem uma localização geográfica aparentemente desfavorável, começando seu desenvolvimento com a instalação de indústrias têxteis. \\\"A urbanização descontrolada criou vários bairros desconectados, facilitando a entrada do narcotráfico, violência, gerando desaceleração econômica entre outros problemas. Com a implantação do primeiro metrô, a cidade ganhou outros ares pela interconexão facilitada dos bairros, gerando orgulho entre seus cidadãos\\\", pontuou Flórez, que é mestre em Engenharia da Computação pelo Centro Politécnico de Turin (Itália). 

Nesta esteira, foi criada a chamada “Ruta N”, os centros de pesquisa que reúnem startups, empresas, ONGs e órgãos do governo voltados ao desenvolvimento da inovação. Desde 2020, foram criados vários centros de tecnologia da informação para capacitação de jovens e profissionalização tecnológica em geral. \\\"Como resultado, Medellín é hoje uma cidade movida à gerenciamento de dados para tomada de decisões e democratização de temas atuais como metaverso, robótica, gerenciamento de dados para população. Em 2013 a cidade foi eleita a mais inovadora do mundo pelo concurso City Of The Year, realizado pelo Wall Street Journal em parceria com o Citigroup.\\\" 

Para o professor Edelvicio Souza Junior, da Fundação Dom Cabral, especialista que participou do painel e que atua em temas relacionados com a Inovação e Transmissão Digital, as 40 milhões de pessoas sem acesso à internet no Brasil são excluídas socialmente. “O analfabeto do século 21 não é aprender, É aprender e desaprender e aprender de novo. Se você não tem dados, você tem opinião. As cidades inteligentes devem ser para todos os cidadãos”. 

SMART CITY EXPO CURITIBA 2022 

A 3ª edição do Smart City Expo Curitiba 2022 reúne 10 mil pessoas de 30 nacionalidades nos dias 24 e 25 de março, no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi), somando público presencial e remoto. O congresso internacional conta com 95 palestrantes de 10 países e a feira reúne 50 empresas que vão expôr soluções inteligentes para problemas urbanos. O evento é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneiro no Brasil. Para acesso ao evento, profissionais de imprensa devem se cadastrar pelo link bit.ly/3GOt6e4. 

O SCECWB atua como um grande hub de conexão e networking entre gestores das iniciativas públicas, diretores e executivos de organizações privadas, investidores, empreendedores, pesquisadores, órgãos de fomento e sociedade civil. O congresso apresenta o que há de mais inovador em Tecnologias Inteligentes para Cidades, Inovação e Negócios Disruptivos, Governança em uma Sociedade Inteligente, Mobilidade Inteligente para o Futuro, e Cidades Sustentáveis. As cinco temáticas dialogam com o tema “O Futuro Urbano Liderado pela Sociedade”, com palestrantes de países como Estados Unidos, Canadá, México, Itália, Portugal, Colômbia e Uruguai. 

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA 

A adoção dos protocolos de saúde e segurança pelo local e pelos participantes visa a mitigar os riscos de exposição e contaminação pelo coronavírus, seguindo as orientações vigentes na semana do evento, em Curitiba. O uso de máscara é obrigatório em todo o evento, assim como manter o distanciamento e higienização das mãos.   

SERVIÇO – Smart City Expo Curitiba 2022 – “Society Leading The Urban Future”

Data: Dias 24 e 25 de março de 2022

Local: Centro de eventos Positivo (Parque Barigui – Curitiba/PR)

Ingressos: https://smartcityexpocuritiba.com/

Credenciamento de Imprensa: Para acesso ao evento, profissionais devem se cadastrar: bit.ly/3GOt6e4

 

Sobre o iCities

O iCities – Smart Cities Solutions é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, promove novas concepções ao desenvolvimento urbano por meio da geração de projetos, conteúdo, conhecimento e networking. Conta com uma rede global de consultores especializados em projetos de desenvolvimento de Smart Cities, com amplitude de conhecimento, abrangendo as diversas áreas que compõe uma cidade inteligente. Dispõe também da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy, com curso EAD e programa de capacitação para profissionais em cidades inteligentes, e o iCities Solutions, que fomenta negócios e soluções em todo país.