Congressistas lançam em Curitiba a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes (FP Smart Cities)

Um dos pontos altos da agenda de eventos do Smart City Expo Curitiba será nesta quinta-feira, 24, às 15h30, com o lançamento da Frente Parlamentar do Congresso Nacional para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes, a FP Smart Cities. A iniciativa foi do deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), vice-presidente da Câmara Federal e do Congresso Nacional. Ele também será o presidente da FP Smart Cities, cujos trabalhos serão desenvolvidos com o apoio do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina), entidade da sociedade civil organizada que assume a secretaria-executiva.

O ato de lançamento será no Espaço Ágora, dentro do Expo Barigüi, com a participação remota do deputado Marcelo Ramos, e a presença do deputado federal Evair de Melo e do senador Izalci Lucas, vice-presidentes da frente para a Câmara e o Senado. Também estará no evento o presidente do Ibrachina e Ibrawork, Thomas Law, secretário executivo da frente.

O deputado Marcelo Ramos explica que a FP Smart Cities tem por finalidade congregar deputados, senadores e instituições públicas e privadas na missão de promover avanços sociais e de cidadania. Essa missão será cumprida a partir de soluções tecnológicas e inovadoras e da iminente transformação digital, com observância prioritária à sustentabilidade, aos direitos humanos e às boas-práticas ESG, inclusive frente aos desafios da Agenda 2030 das Nações Unidas.

“A Frente Parlamentar será um aliado estratégico e da maior importância para a caminhada que o Brasil faz em busca de um pensamento inteligente para a gestão de nossas cidades. Essa é uma construção que iniciamos há mais de dez anos e que chega neste ano ao maior evento já realizado no Brasil em torno de instrumentos, tecnologias, conhecimento e colaboração para solucionar problemas urgentes da sociedade”, diz Beto Marcelino, diretor do iCities e embaixador no Brasil da Fira Barcelona - o consórcio espanhol público privado que encabeça o movimento internacional de cidades inteligentes. A Fira realiza anualmente o Smart City Expo World Congress, em Barcelona, e chancela o Smart City Expo Curitiba, iniciado em 2018. 

O que é o Smart City

Maior evento brasileiro de cidades inteligentes, a 3ª edição do Smart City Expo Curitiba 2022 reúne 10 mil pessoas de 30 nacionalidades nos dias 24 e 25 de março, no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi), somando público presencial e remoto. O congresso internacional conta com 95 palestrantes de 10 países e a feira reúne 50 empresas que expõem soluções inteligentes para problemas urbanos. O evento é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneiro no Brasil. 

Com entrada gratuita, a área de exposição tem 50 estandes de empresas e organizações que desenvolvem soluções inteligentes para melhorar a vida no planeta. Com apoio da Prefeitura de Curitiba, Agência Curitiba, Vale do Pinhão, Copel, Sanepar, BRDE e Compagas, o evento conta com patrocínio de empresas como ABDI, Indra/Minsait, Mastercard, Sebrae Paraná, Renault, L8, Planet Smart City e Geotab.

Ainda dá tempo de participar

Inscreva-se pelo site www.smartcityexpocuritiba.com para visitar a área de exposição. Os ingressos para a área de congresso também seguem à venda pelo site, a partir de R$600.

Cobertura completa

Acompanhe a cobertura completa nos sites do Smart City Expo Curitiba e da Talk Comunicação. Siga também nas redes sociais @smartcityexpocuritiba e https://pt-br.facebook.com/smartcityexpocuritiba/.