Com público recorde de 10,2 mil pessoas, SCECWB2022 consolida a capital no panorama global de cidades inteligentes

Cerca de 10,2 mil pessoas de 30 nacionalidades, 50 empresas, organizações e prefeituras de todo o Brasil, 95 palestrantes de dez países. Os números da terceira edição do Smart City Expo Curitiba, que terminou nesta sexta (25) no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi), impressionam e consolidam a capital paranaense no panorama global de cidades inteligentes. A análise é de Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona, que chancela o evento pelo globo. “É uma satisfação poder voltar a Curitiba com um evento presencial, marcando o início da agenda anual do Smart City Expo pelo mundo. A pandemia nos mostrou que não há nada como eventos presenciais na geração de negócios, acordos e investimentos. E os eventos agora estão se mostrando mais exitosos, com as pessoas ansiosas para se reencontrarem pessoalmente. Curitiba foi um grande exemplo nesses dois dias. O evento mobiliza muito as pessoas e faz com que as cidades desejem sediá-lo. Já recebemos muitas propostas de cidades brasileiras, mas seguiremos em Curitiba”, disse Zapatero.

O evento é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneiro no Brasil, sediado em Curitiba. \"É uma satisfação para o iCities fomentar pela terceira vez esse ambiente de networking em inovação entre o poder público, a iniciativa privada e a academia, que é o Smart City Expo Curitiba. Mesmo diante da pausa forçada de dois anos pela pandemia, as edições crescem tanto em qualidade do conteúdo apresentado no congresso e nos estandes da feira de exposição, quanto em quantidade de engajamento e público, presencial e remoto. É uma missão que a nossa empresa, nascida em Curitiba há 11 anos, vem desenvolvendo com entusiasmo pelo Brasil enquanto hub de negócios e projetos\", celebra Beto Marcelino, sócio-fundador e diretor de relações governamentais do iCities.

Prefeitos e representantes de 200 cidades estiveram no Smart City Expo Curitiba, que também foi sede do encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do lançamento da Frente Parlamentar do Congresso Nacional para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes (FP Smart Cities). Outro lançamento feito no evento foi a nova marca da Copel Telecom, agora Ligga Telecom, que vai operar os serviços de 5G no Paraná, em São Paulo e na Região Norte. A ABDI também ooficializou com o prefeito Rafael Greca o projeto piloto do programa Conecta 5G, com a entrega simbólica da luminária inteligente com antena de 5G integrada, que será testada pioneiramente na cidade ainda neste ano.

Cidades mais fortes

As temáticas debatidas e fomentadas pelo evento se tornaram ainda mais sensíveis e fundamentais diante da pandemia. “Nesses momentos, as cidades que saem da pandemia precisam ser mais fortes em seu papel de apoiar os cidadãos com tecnologias e soluções para melhorar sua qualidade de vida. E Curitiba toma à frente mais uma vez desse movimento das cidades brasileiras que melhor se organizam para oferecer essas soluções. Até o fim deste ano, estaremos em Doha, no Qatar, na semana que vem; em Mérida (México) no mês de junho; em setembro iremos para Miami (EUA), pela primeira vez, depois de estarmos dois anos em Atlanta; em outubro será a segunda edição em Xangai (China); em novembro a agenda se fecha com o World Congress em Barcelona (Espanha)”, antecipa Zapatero.

Para Pilar Conesa, curadora da Fira Barcelona nos Smart City Expos pelo mundo, o cenário das cidades europeias se tornou ainda mais desafiador este ano. “Superamos a pandemia, finalmente, mas nos deparamos com uma nova guerra. O pensamento de todos nós está com os ucranianos, que já começaram uma onda migratória de refugiados de guerra que certamente desafiará nossas cidades, principalmente pela Europa. Por isso é fundamental ampliarmos os ambientes de debate e trocas de experiências de sucesso entre prefeituras, governos e empresas, nosso objetivo com o Expo.”

Com entrada gratuita e arrecadação de alimentos para entidades beneficentes, a área de exposição reuniu 50 estandes de empresas e organizações que desenvolvem soluções inteligentes para melhorar a vida no planeta. Com apoio da Prefeitura de Curitiba, Agência Curitiba, Vale do Pinhão, Copel, Sanepar, BRDE e Compagas, o evento foi patrocinado por empresas como ABDI, Indra/Minsait, Mastercard, Sebrae Paraná, Renault, Enel X, Planet Smart City e Geotab.

Sobre o iCities

O iCities – Smart Cities Solutions é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, promove novas concepções ao desenvolvimento urbano por meio da geração de projetos, conteúdo, conhecimento e networking. Conta com uma rede global de consultores especializados em projetos de desenvolvimento de Smart Cities, com amplitude de conhecimento, abrangendo as diversas áreas que compõem uma cidade inteligente. Dispõe também da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy, com curso EAD e programa de capacitação para profissionais em cidades inteligentes, e o iCities Solutions, que fomenta negócios e soluções em todo país.