Carta de Barcelona busca implementação de cidades inteligentes pelo Brasil

Autoridades, especialistas e instituições brasileiras e espanholas assinaram a “Carta [email protected] Barcelona – Nós somos as cidades que fazemos”, que se estabelece como um chamado a um Brasil mais humano, justo e sustentável a partir de soluções smart cities. Os termos foram discutidos coletivamente na última sexta-feira (19), em meio à 10ª edição do Smart City Expo World Congress, na capital da Catalunha, como um dos resultados do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. 

 

“Vim para Barcelona com o objetivo de estabelecer ampla cooperação internacional em benefício do Brasil e dos brasileiros, justamente no momento que o Parlamento Federal discute a consolidação e a atualização de marcos regulatórios relacionados ao tema, como a instituição da Política Nacional de Cidades Inteligentes”, afirma o deputado Marcelo Ramos (PL-AM), representante da Câmara Federal, que irá lançar a Frente Parlamentar de Apoio às Cidades Inteligentes, no Congresso Nacional.

 

Com número recorde de 140 brasileiros (atrás apenas da delegação de Israel, com cerca de 170 pessoas), entre autoridades, empresários e empreendedores, a missão brasileira foi organizada pela Global Business, La Salle Technova Barcelona e pelo iCities Smart Cities Solutions – representante do consórcio Fira de Barcelona no Brasil, que realiza desde 2018 a edição brasileira com a chancela do evento internacional – ao lado de entidades como a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina). 

 

“A implementação e desenvolvimento de cidades inteligentes têm alto potencial para a transformação socioeconômica do Brasil. No cenário global, os protagonistas destacam-se como indutores dessas diretrizes. Essa orientação nasce e se inspira nas cercanias do bairro @22, região de Barcelona, que teve no nosso mentor Dr. Josep Piqué, o responsável pelas políticas de inovação e modernização que levaram o aludido bairro a um case de sucesso mundial, padrão de organização, criatividade e capacidade”, explica Beto Marcelino, sócio fundador do iCities, citando trecho da Carta. 

 

“Cidades inteligentes são cidades mais eficientes, que estão atentas às soluções tecnológicas e inovadoras, investem com estratégia nos serviços públicos e cuidam melhor dos cidadãos. A temática das smart cities é transversal e engloba os maiores e mais iminentes interesses globais, na linha da sustentabilidade, das boas práticas ESG e da preocupação indissociável com as pessoas e com o planeta. Para tanto, o poder público precisa caminhar de mãos dadas e em comunhão de esforços com a sociedade civil e a iniciativa privada”, destaca Thomas Law, presidente do Ibrachina.

 

O Projeto de Lei nº 976/21 que pretende instituir a Política Nacional de Cidades Inteligentes foi aprovado no final de outubro pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. O texto estipula princípios, diretrizes, objetivos e metas para a implantação de cidades inteligentes que atraiam soluções e tecnologias na gestão de serviços e infraestrutura dos municípios, como saneamento, saúde e transporte.

 

Curitiba e o Smart City Awards

 

Vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel esteve presente no estande do governo francês no World Smart City Awards, em Barcelona, para apresentar a empresários e lideranças da França os potenciais econômicos e sociais da capital do Paraná. Pimentel destacou ainda que Curitiba foi eleita recentemente a cidade mais empreendedora do Brasil e registrou este ano o recorde na geração de empregos: 38.979 vagas com carteira assinada de janeiro a setembro, o maior volume dos últimos 18 anos. Nos próximos cinco anos, cerca de 113,7 mil empregos (diretos, indiretos e induzidos) serão criados com as obras públicas que somam mais de R$ 2 bilhões em investimentos da Prefeitura. 

 

Ele agradeceu a histórica parceria de mais de dez anos de Curitiba com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). “Temos uma grande parceria de trabalho com a AFD para o financiamento de obras importantes, como a conclusão da Linha Verde e a construção do Bairro Novo da Caximba, que será a maior revolução socioambiental da história de Curitiba”, afirmou Pimentel. A prefeitura e a AFD formalizaram, em agosto de 2020, o financiamento para o Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba. São 47,6 milhões de euros em investimentos, dos quais 38,1 milhões da AFD e 9,5 milhões em contrapartidas do município.  

 

Um dos compromissos da comitiva de Curitiba em Barcelona foi a reunião com Ricard Zapatero, diretor de negócios internacionais da Fira, empresa responsável pelo Smart City Expo World Congress. Eles ajustaram detalhes para a 3ª edição do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do principal evento de cidades inteligentes do mundo, que será realizada nos dias 24 e 25 de março de 2022. Além do vice-prefeito, fizeram parte da comitiva a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi, e o líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Pier Petruzziello.  Curitiba foi finalista no World Smart City Award pelo Plano de Retomada Econômica, conjunto de medidas para acelerar a recuperação da cidade após a pandemia.

 

Sobre o World Congress

A 10ª edição do Smart City Expo World Congress foi realizada entre os dias 16 e 18 de novembro. O fórum internacional, que é realizado anualmente em Barcelona, na Espanha, pelo consórcio público-privado Fira Barcelona, mobiliza mais de 25 mil participantes de 150 países. 

 

Sobre o iCities

O iCities – Smart Cities Solutions é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, promove novas concepções ao desenvolvimento urbano por meio da geração de projetos, conteúdo, conhecimento e networking. Conta com uma rede global de consultores especializados em projetos de desenvolvimento de Smart Cities, com amplitude de conhecimento, abrangendo as diversas áreas que compõem uma cidade inteligente. Dispõe também da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy, com curso EAD e programa de capacitação para profissionais em cidades inteligentes, e o iCities Solutions, que fomenta negócios e soluções em todo país.