ABDI participa de painel sobre benefícios das cidades inteligentes

Como podemos tornar as promessas de cidades inteligentes tangíveis para os cidadãos e suas expectativas? Esse foi o tema da sessão que a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou no início da tarde desta quinta-feira, 24, durante o primeiro dia do Smart City Expo Curitiba. O gerente de Novos Negócios da ABDI, Tiago Faierstein, debateu sobre a temática no seminário principal do congresso. A sessão foi mediada por Sol Brasil, da Associação Brasileira de Municípios do Brasil, e contou também com a participação de Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba, Livia Nonose, especialista em tecnologia e inovação da Un-Habitat, e Julio Agostini, diretor de operações do Sebrae Paraná.  


Tiago expôs como a ABDI tem atuado para fazer com que o conceito de cidades inteligentes passe a fazer sentido para a população, e citou como exemplo o 5G. Em sua fala, o gerente destacou como essa tecnologia de alta velocidade pode viabilizar soluções para modernizar as cidades, possibilitando mais qualidade de vida para as pessoas.  

 

“O 5G não pode ser pensado apenas como algo que vai tornar a internet mais rápida nos smartphones. Ele deve ser visto como uma tecnologia para conectar dispositivos e trazer soluções que transformem efetivamente a vida das pessoas. E é sob essa perspectiva que a ABDI desenvolve o Projeto Conecta 5G no país”, destacou.   

  

O gerente da ABDI pontuou, ainda, a importância de as prefeituras estarem à frente de ações que fomentem a entrada do 5G nos municípios, não dependendo da obrigação da iniciativa privada através das operadoras de telefonia móvel. “Isso pode ser feito, por exemplo, com a instalação de luminárias inteligentes com antena de 5G acoplada, que, inclusive, estamos demonstrando o funcionamento no estande da ABDI”, finalizou.   

  

Conecta 5G  

  

Por meio do projeto Conecta 5G, a ABDI atua na difusão de iniciativas que ofereçam maior conectividade aos municípios brasileiros. O programa prevê a instalação de luminárias públicas inteligentes com antena 5G integrada, uma solução que deverá ser levada inicialmente a 12 localidades, construindo novas bases para a disseminação da quinta geração móvel, apontadas como uma infraestrutura com potencial de revolução, tanto para cidades quanto para a digitalização de empresas.  

  

ABDI no Smart City Expo Curitiba 2022 

 

A terceira edição do maior evento brasileiro de cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba 2022 (SCECWB), tem a ABDI como um dos patrocinadores. Um ambiente sandbox foi montado dentro do evento, para levar ao público as tecnologias que estão sendo testadas pelos vários parceiros da ABDI em todo o Brasil. Nos dois dias de evento, a Agência realizará workshops e participará de palestras relacionadas aos temas Cidades Inteligentes e Conectividade 5G.