“Cidades devem ser pensadas para todos, não apenas para quem tem 30 anos”

“Temos que encarar a realidade: a imensa maioria das cidades não é sustentável, para não dizer que são medíocres. Precisamos criar cidades radicalmente diferentes. Hoje, vivemos a oportunidade trazida pela pandemia, forçando um cenário de mudanças que levaríamos décadas para implantar. Precisamos de comunidades saudáveis dos 8 aos 80 anos: boas cidades para todos, não apenas para pessoas de 30 anos.”

O alerta é de um dos mais prestigiados urbanistas do mundo, o colombiano Gil Peñalosa, palestrante que apresentou o painel de abertura do Smart City Expo Curitiba 2022, maior evento brasileiro de cidades inteligentes. Fundador e presidente da organização canadense sem fins lucrativos 8 80 Cities, Peñalosa tem atuação em 345 cidades pelo mundo. “O nome 8 80 Cities traz justamente essa necessidade de inclusão de pessoas de todas as faixas etárias. É preciso praças e parques para vivermos em comunidade, com qualidade de vida, interação social e prática de esportes. E em todos os bairros da cidade, não apenas para os mais abastados. Pessoas vulneráveis não vivem em suas casas, que costumam ser muito reduzidas. Elas apenas dormem lá. Toda nossa vida é feita durante o dia, pela cidade”, analisa.

De acordo com Peñalosa, a pandemia chegou quando pensávamos em cidades inteligentes e mudanças climáticas. “Alguns dizem que tudo mudou. O que mudou foi a nossa percepção, em que o ‘invisível se tornou visível’. Sentimos mudanças negativas, como a falta de equidade, mas também, mudanças positivas, como o ar mais limpo quando havia menos carros circulando nas cidades. Vimos também cidades fazendo transformações que antes não faziam, alegando falta de verba, informação ou cultura. Algumas criaram redes de ciclovias protegidas em certos dias, transformaram campos de golfe em parques públicos em 24 horas, converteram ruas em zonas livres de carros em áreas com falta de parques.”

Para o urbanista, a segurança dos espaços públicos de convivência deve ser pensada a partir do convívio com as crianças. “Gosto de propor uma reflexão: você levaria um parente de 8 anos para a praça do seu bairro? Ela é segura para ele? Se a resposta for positiva, é um bom sinal. Além disso, precisamos fomentar ainda mais as políticas de ciclovias, com redução da velocidade nas vias de automóveis. Bicicletas não segregam, não importa qual modelo você tem, diferente dos automóveis. É mais democrático e reduz o número de carros: hoje 1,3 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito todos os anos. As smart cities devem resolver problemas como esse. Precisamos de ações e exemplos que inspirem outras cidades. Então, Smart City Expo Curitiba, vamos agir agora!”, provocou.

A 3ª edição do Smart City Expo Curitiba 2022 deve reunir 10 mil pessoas de 30 nacionalidades nos dias 24 e 25 de março, no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi), somando público presencial e remoto. O congresso internacional conta com 95 palestrantes de 10 países e a feira reúne 50 empresas que vão expôr soluções inteligentes para problemas urbanos. O evento é organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneiro no Brasil. Para acesso ao evento, profissionais de imprensa devem se cadastrar pelo link bit.ly/3GOt6e4.

HUB DE CONEXÃO E NEGÓCIOS – O SCECWB atua como um grande hub de conexão e networking entre gestores das iniciativas públicas, diretores e executivos de organizações privadas, investidores, empreendedores, pesquisadores, órgãos de fomento e sociedade civil. O congresso apresenta o que há de mais inovador em Tecnologias Inteligentes para Cidades, Inovação e Negócios Disruptivos, Governança em uma Sociedade Inteligente, Mobilidade Inteligente para o Futuro, e Cidades Sustentáveis. As cinco temáticas dialogam com o tema “O Futuro Urbano Liderado pela Sociedade”, com palestrantes de países como Estados Unidos, Canadá, México, Itália, Portugal, Colômbia e Uruguai. Um dos maiores nomes da inovação no Vale do Silício, na Califórnia, o empreendedor indo-canadense Salim Ismail será um dos keynotes (remotamente). Ele é fundador da Singularity University, universidade entre as mais prestigiadas do mundo na área de inovação e autor do best-seller “Organizações Exponenciais”.

DESTAQUES DA ÁREA DE EXPOSIÇÃO

Com entrada gratuita, a área de exposição terá 50 estandes de empresas e organizações que desenvolvem soluções inteligentes para melhorar a vida no planeta. Com apoio da Prefeitura de Curitiba, da Agência Curitiba e do Vale do Pinhão, o evento conta com patrocínio de empresas como ABDI, Indra, Mastercard, Sebrae Paraná, L8, Planet Smart City, BRDE e Geotab.

EXPERIÊNCIA COM 5G – O estande da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apresenta um ambiente sandbox, levando ao público presente as tecnologias que estão sendo testadas pelos vários parceiros da ABDI em todo o Brasil. Nos dois dias de evento, a Agência realizará ainda workshops e palestras relacionadas aos temas Cidades Inteligentes e Conectividade 5G.  A ABDI vai instalar câmeras de reconhecimento facial, semáforos e luminárias inteligentes, e luminárias 5G; além de uma Central de Controle de Operações (CCO) que será montada em formato vídeo wall.  

MINSAIT/INDRA – Entre as novidades que a Minsait mostrará no evento está o City Landscape Manager (CLM), um centro virtual de gestão inteligente capaz de gerir de forma integrada e em tempo real tanto os eventos planejados da cidade como os que não são, cruzar informações dos diferentes serviços e soluções e melhorar a tomada de decisões.

TEST DRIVE DE CARROS ELÉTRICOS – O público terá a oportunidade de dirigir diferentes carros da Renault. A marca vai oferecer test drive nos veículos elétricos: Zoe E-TECH e Kangoo E-TECH, e o compartilhamento de outros modelos da marca, como o recém-lançado Kwid 2023, além de Sandero, Duster e Captur com motor turbo TCe 1.3 flex. A ação está conectada à marca Mobilize, lançada em 2021, que é a unidade de negócios do Renault Group e oferece soluções inteligentes de serviços de mobilidade, energia e dados. No local também estarão expostos os veículos Renault E-TECH, 100% elétricos. O test drive será realizado nas dependências do Parque Barigui.

GARAGEM SOLAR – A holding curitibana L8, que atua em soluções tecnológicas, vai construir no local uma garagem solar, que será usada para o carregamento dos veículos elétricos da Renault. O projeto da garagem solar foi desenvolvido com capacidade para carregamento de até dois veículos elétricos ao mesmo tempo.

INOVAÇÕES DE CURITIBA – Já a Smart Plaza Vale do Pinhão vai reunir as inovações do ecossistema que estão mudando a vida dos curitibanos. Serão apresentadas propostas pioneiras como os Faróis do Saber e Inovação, o aplicativo Saúde Já, o serviço de telemedicina da capital, a Fazenda Urbana, a Muralha Digital e o Wi-Fi Curitiba. Além disso, serão expostos programas de apoio ao empreendedorismo, como Tecnoparque, Worktibas, Bom Negócio e Empreendedora Curitibana.

CENTRO DE OPERAÇÕES RIO – A Prefeitura do Rio de Janeiro está representada pela Coordenadoria de Cidade Inteligente. A coordenadoria contará com um estande reproduzindo em menor escala a sala de controle do Centro de Operações Rio (COR), com monitores que exibirão imagens de câmeras da Cidade Maravilhosa em tempo real. O encontro terá também palestras do chefe-executivo do COR, Alexandre Cardeman, e do secretário de Planejamento Urbano do Rio, Washinton Fajardo.

PREFEITOS CONTRA OS DESASTRES AMBIENTAIS – A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) vai instituir a Comissão Permanente de Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres durante a 82ª Reunião Geral da entidade, promovida em Curitiba no dia 24 de março, no Salão de Atos do Parque Barigui. A iniciativa é um dos encaminhamentos do acordo de cooperação celebrado entre a FNP e o município de Petrópolis (RJ), para apoiar a cidade fluminense no enfrentamento aos desafios causados pelas fortes chuvas de fevereiro de 2022. Entre os objetivos da comissão estão o acompanhamento permanente da pauta de desastres e a construção de subsídios para a promoção de alternativas, programas e políticas de assistência e enfrentamentos dessa agenda junto aos municípios. 

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA – A adoção dos protocolos de saúde e segurança pelo local e pelos participantes visa a mitigar os riscos de exposição e contaminação pelo coronavírus, seguindo as orientações vigentes na semana do evento, em Curitiba. O uso de máscara é obrigatório em todo o evento, assim como manter o distanciamento e higienização das mãos.  

SERVIÇO – Smart City Expo Curitiba 2022 – “Society Leading The Urban Future”

Data: Dias 24 e 25 de março de 2022

Local: Centro de eventos Positivo (Parque Barigui – Curitiba/PR)

Ingressos: https://smartcityexpocuritiba.com/

Credenciamento de Imprensa: Para acesso ao evento, profissionais devem se cadastrar: bit.ly/3GOt6e4

Sobre o iCities

O iCities – Smart Cities Solutions é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, promove novas concepções ao desenvolvimento urbano por meio da geração de projetos, conteúdo, conhecimento e networking. Conta com uma rede global de consultores especializados em projetos de desenvolvimento de Smart Cities, com amplitude de conhecimento, abrangendo as diversas áreas que compõe uma cidade inteligente. Dispõe também da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy, com curso EAD e programa de capacitação para profissionais em cidades inteligentes, e o iCities Solutions, que fomenta negócios e soluções em todo país.