Entre os dias 22 e 24 de março, acontece em Curitiba a edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo: o Smart City Expo Curitiba. O tema deste ano é “Cidades que conectam pessoas e tecnologias” e, mais uma vez, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) marca presença.
“O propósito central do evento tem tudo a ver com o nosso propósito, que é melhorar a vida das pessoas e transformar as cidades”, declara o diretor de Sistemas e Inovação do ICI, Mauricio Pimentel. “Por meio do uso da tecnologia, buscamos contribuir com a gestão pública na prestação dos serviços à população, facilitando o acesso das pessoas e promovendo mais eficiência e qualidade aos processos da administração municipal”, completa.
Pimentel é um dos palestrantes confirmados no congresso. O diretor deve falar sobre “cidades como plataformas digitais” em sessão de Inovação e Transformação Digital. O painel está previsto para acontecer no dia 22, às 16h45, na Plenária 1.
Além da apresentação no congresso, o ICI também integra a área de exposição, com estande próprio onde vai receber visitantes e congressistas para apresentar suas soluções. A localização é em frente à Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da Prefeitura de Curitiba considerado o “coração” da feira.
ICI contribui com o reconhecimento de Curitiba
Participante ativo desde a primeira edição do congresso, em 2018, o ICI é o principal parceiro tecnológico da Prefeitura de Curitiba, a cidade mais inteligente do Brasil de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2022. A prestação de serviços para a gestão municipal da capital paranaense é feita há quase 25 anos, abrangendo desde o desenvolvimento de aplicativos e sistemas, passando por conectividade, manutenção de hardware, suporte técnico, até soluções de apoio à tomada de decisão.
Dentre os projetos e serviços em operação, estão a Central 156, que oferece atendimento 24 horas aos cidadãos de Curitiba. Por meio de aplicativo, chat, portal e telefone, a população pode buscar informações ou solicitar serviços à prefeitura.
O Centro de Controle Operacional da Muralha Digital também foi desenvolvido em conjunto com o ICI, que oferece a consultoria e infraestrutura necessárias para que a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba possa contar com soluções integradas de videomonitoramento, visando melhorias na gestão do trânsito, transporte coletivo, segurança, defesa civil e assistência social no município.
Outra solução que destaca Curitiba em âmbito nacional é utilizada pela Secretaria Municipal da Saúde. Desde 1999, a prefeitura conta com sistema para o monitoramento e distribuição do estoque de medicamentos, aplicação de vacinas, agendamento de consultas e exames especializados, gestão ambulatorial, hospitalar e de leitos. Em 2017, entrou em operação o aplicativo Saúde Já, complementar à solução já utilizada e com o objetivo de facilitar o contato da população com os postos de saúde. O app venceu o prêmio Latam Smart City Awards 2018 (México) e segue em constante evolução, agregando funcionalidades como Meu Pré-Natal, lembretes de atendimentos, consultas e exames agendados e convocação para campanhas de vacinação.
O acesso aos serviços digitais do município é feito a partir do e-Cidadão, sistema desenvolvido pelo ICI que mantém uma base única de dados cadastrais de cidadãos curitibanos ou não que utilizam serviços ou acessam informações importantes por meio de variadas plataformas utilizando um login único (CPF e senha). Mais de 30 sistemas e portais já estão integrados ao e-Cidadão, como o Curitiba App, Curitiba 156, Wi-fi Curitiba e cadastramento escolar.
Em junho deste ano, o Instituto completa 25 anos de sua criação. Além da Prefeitura de Curitiba, o ICI também atende outras prefeituras, como a de Osasco (SP), Londrina (PR), São José dos Pinhais (PR) e Uberlândia (MG).