Ao longo dos próximos 3 anos, a Gastromotiva, organização não-governamental que promove a inclusão por meio da gastronomia social, vai transformar seus projetos em tecnologias sociais e colocá-las à disposição do poder público. Dessa forma, a entidade pretende atender 10 milhões de pessoas até 2030. “Queremos que eles sejam multiplicadores, escalem a nossa forma de olhar, que tem como base a equidade, a inclusão e os direitos humanos”, explica o idealizador do projeto, David Hertz, que participou ontem do Smart City Expo Curitiba.
Para Hertz, uma cidade só é inteligente se ela for realmente boa para todos. “Estamos acostumados a associar inteligência com eficiência na entrega dos serviços púbicos. Mas na realidade, os governos não chegam na escuta das periferias. E ela precisa ser pensada para todos”, diz.
Poder público, entidades e empresas precisam estar conectadas na busca do combate à fome na visão do chefe de cozinha. E o papel da entidade nesse cenário é inspirar e viabilizar contatos e parcerias. “Todo mundo conhece alguém e tem poder de inspirar e transformar o outro. A Gastromotiva não vai impactar 10 milhões de pessoas sozinha. Mas meu papel é trazer reflexão para essas pessoas que estão reunidas discutindo tecnologia, para que elas também discutam inclusão social e equidade.”
A Gastromotiva foi fundada em 2006 e oferece capacitação para auxiliares e chefes de cozinha e empreendedores da área de gastronomia. Com o apoio de iniciativas sociais, a ONG já viabilizou o funcionamento de 136 cozinhas comunitárias e serviu mais de 2 milhões de refeições em 34 municípios.
Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, com chancela internacional da Fira Barcelona e apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, o evento tem patrocínio da Arlequim, Intelbras, Indra/Minsait, Sebrae, São Paulo Negócios, Governo do Paraná e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O SCECWB conta também com a parceria das empresas Teletex, CWBUS, Enel, Natosafe e ST Engineering.
Os ingressos podem ser adquiridos via internet, nas categorias Congress Full Pass, que contempla o acesso a dezenas de palestras e eventos de relacionamento nos três dias de evento, e Congress Day Pass, válido para um dia. A entrada é gratuita para a área de exposição, que vai reunir dezenas de empresas apresentando produtos, serviços e as novidades em desenvolvimento tecnológico da área de cidades inteligentes.
Serviço: Smart City Expo Curitiba 2023
Data: 22, 23 e 24 de março de 2023
Local: Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi – Curitiba)
Ingressos à venda: https://www.blueticket.com.br/evento/31194
Sobre o iCities
O iCities – The Smart Cities Hub é um hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada de forma pioneira em 2011, a empresa fomenta o ecossistema de smart cities pelo Brasil, conectando profissionais, empresas e poder público, promovendo a abertura de novos negócios e desenvolvendo projetos especiais. Também atua na capacitação de profissionais e gestores na área de cidades inteligentes. Além disso, o iCities é representante exclusivo da Fira Barcelona no Brasil e organiza o Smart City Expo Curitiba, maior evento brasileiro de soluções inteligentes para cidades.